Na última terça-feira (04), foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI), o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Jundiahy (SP) para uva Niagara Rosada, na espécie Indicação de Procedência (IP). Esta se tornou a 102ª IG brasileira registrada no INPI.

Segundo a documentação apresentada ao INPI, a viticultura na região então chamada de Jundiahy se iniciou em setembro de 1887, sem caráter econômico. Em 1933, três cachos rosados de uvas da variedade Niagara nasceram em meio aos cachos brancos, pela primeira vez.

Tal mutação genética espontânea de um cacho rosado, a partir da variedade Niagara Branca, deu origem à Niagara Rosada, fato este que ocorreu em um bairro localizado na divisa entre os atuais municípios de Jundiaí e Louveira (SP). Assim, a região de Jundiahy, que em 1933 era formada pelos municípios de Itupeva e Louveira, entre outros, é considerada o berço da Niagara Rosada.

Fonte: INPI

 

Somos um escritório de prestação de serviços de assessoria e consultoria jurídica em propriedade intelectual. Entre os serviços, atuamos no registro de marcas e patentes, nacional e internacional. Ficamos localizado na cidade de Jundiaí, São Paulo, na Avenida Nove de Julho, 3575, 17° andar, salas 1711 e 1712!