Mesmo diante do cenário atual, o ano de 2021 tem se tornado um marco nas transformações das identidades visuais de diversas marcas, que tem optado por sinais distintivos minimalistas, reformulados e modernos.
Essas transformações levam o nome de “rebranding”, que nada mais é que o ato de ressignificar uma imagem já estabelecida de uma empresa, marca ou produto perante o mercado, podendo ocorrer através da alteração de um elemento nominativo, logotipo, identidade visual, cores, arquitetura, entre outras possibilidades.
É exatamente o que a empresa Nestle fez com a famosa marca de iogurtes e sorvete “CHAMBINHO”. Há anos o coração com carinha sorridente tem sido o elemento principal pelo qual os produtos são reconhecidos em todo o mercado há 25 anos, porém, após um rebranding estruturado e atual, a marca se encontra ainda mais bonita, leve e divertida.
O novo logotipo da CHAMBINHO conta com uma fonte leve e divertida, superando completamente o desgaste sofrido por sua antiga identidade visual. Da mesma forma, o famoso coração tão querido pela criançada dos anos 90, passou por uma estilização com traços suaves, cores mais vivas e um olhar mais carinhoso, o que remete ao consumidor a ideia de proximidade com a produto.
As cores presentes do layout do rótulo também foram alteradas, abandonando o clássico rosa em tom pastel, apresentando uma mistura de uma tonalidade mais viva de rosa, misturada com um belo de tom de azul, destacando ainda mais o novo logotipo e deixando anova identidade mais vibrante.
O público poderá verificar essa mudança de forma gradual, pois o intuito da Nestle é que as novas embalagens cheguem aos postos de vendas aos poucos, para que substituição ocorra de forma natural na mente dos consumidores.
Essas alterações demonstram a importância se criar uma marca sólida e consolidada perante o público, marca essa que seja capaz de acompanhar as evoluções sociais e as novas práticas de mercado. Cumpre ressaltar que a cada transformação de logotipo, elemento nominativo e estrutura marcária, é necessário que se faça as devidas proteções, garantindo que se os direitos de propriedade industrial não sejam violados.