O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, concedeu recentemente destaque para o Diretório Nacional de Combate a Falsificação de Marcas, um centro de informações especificas, com acesso exclusivo para agentes públicos que atuem no combate as mais diversas falsificações, bem como autoridades aduaneiras, polícias judiciárias e do Ministério Público.
Esta plataforma representa algo inovador, pois disponibiliza arquivos digitais capazes de fazer uma comparação visual entre inúmeros produtos originais e falsos. Essas informações são alimentadas e fornecidas nesta plataforma por inúmeras empresas, tanto industriais como de serviços.
Além disso, também há a disponibilização sobre os locais em que são produzidos, comercializados, licenciados, bem como rotas referentes a entrega e saída dos produtos não apenas do Brasil, mas no mundo.
De igual maneira, a plataforma oferece conhecimento referente a orientações técnicas que tornam possível atestar a autenticidade das marcas, quem são os seus responsáveis e meios de contato de cada um, até mesmo os responsáveis pela representação especializada para o combate à falsificação das marcas.
A ferramenta que foi lançada em 2020, possui o cadastramento gratuito, contanto com mais de 200 empresas e 20 mil marcas, presentes em mais de 24 territórios. Em porcentagem, é possível afirmar que mais de 20% das marcas mais valiosas do mundo estão presentes no Diretório.
Conheça mais sobre o Diretório acessando: https://www.gov.br/inpi/pt-br/projetos-institucionais/combate-a-falsificacao-de-marcas